bootstrap modal



Sobre


O Me Orienta Academy é um programa de apoio a estudantes de pós-graduação e  professores universitários em início de carreira. Foi criado para ajudar esses futuros ou atuais profissionais da academia nas dificuldades que enfrentam na execução de suas atividades. 

Durante mais de trinta anos de experiência como professora universitária, Ivane Duvoisin, idealizadora do Me Orienta Academy, percebeu a dificuldade dos estudantes em lidar com a pressão do meio acadêmico e sentiu na pele o desafio que é dar conta das demandas que os profissionais têm nesse meio. 

Os estudantes de pós-graduação costumam se deparar com uma carga intensa de atividades e com um clima de hostilidade e competitividade aos quais não estavam acostumados.

Há exigência de muitas tarefas: leituras e escritas em geral, produção de artigos, participação em congressos, seminários e simpósios, envolvimento na organização de eventos acadêmicos, envolvimento com atividades do programa de pós-graduação e pesquisas desenvolvidas por seus orientadores, representação discente, entre outros.

Na tentativa de dar conta de todas as demandas solicitadas, acabam estressados e começam a procrastinar, atrasando a escrita da pesquisa, o que culmina com o desespero de tentar cumprir os prazos exigidos pelo programa de pós-graduação e pelos órgãos financiadores.  

O resultado é o aumento da ansiedade, a insônia e o estresse, que em alguns casos geram doenças mais graves, como a síndrome do pânico. Por isso, os índices de estudantes à procura de tratamento psicológico e psiquiátrico têm crescido assustadoramente no Brasil. 

E não são apenas os estudantes de pós-graduação que estão adoecendo.  Os professores universitários também são sobrecarregados de atividades e, principalmente aqueles que se encontram em início de carreira, acabam não conseguindo coordenar sua vida familiar e social com a profissional. Com isso, acabam sofrendo as consequências psicológicas da frustração.

Quem opta pela carreira acadêmica em geral não faz ideia da diversidade de atividades que vai exercer na profissão. Muitos escolhem ser professores universitários pela remuneração e pela segurança do emprego. 

Há os que pensam, erroneamente, que o professor universitário trabalha pouco e ganha muito. Esses têm uma ideia restrita das funções que esse profissional exerce. 

Atividades exercidas pelos profissionais Acadêmicos:


 ministrar disciplinas na pós-graduação;

  elaborar e coordenar projetos de pesquisa, ensino e extensão;

  captar recursos financeiros para seus projetos;

  orientar estudantes durante o desenvolvimento de suas pesquisas;

  fazer a gestão dos recursos e coordenar grupos de pesquisa;

  organizar e elaborar eventos científicos;

  publicar artigos em revistas especializadas;

  participar de bancas de qualificação, de defesa e de seleção;

  participar de comitês editoriais ou de representação da profissão;

  assumir funções burocráticas.

É muita atividade para uma só pessoa, não? Acontece que quem está recém começando a vida acadêmica, muitas vezes tem dificuldade para estabelecer prioridades e não sabe ou não tem coragem de dizer não. 

Como estão iniciando seu histórico profissional, muitos pensam que, participando de tudo que lhe é solicitado, vão ser reconhecidos e ganhar evidência no meio acadêmico mais rapidamente. 

Se esses professores e estudantes soubessem que há um profissional que pode ajudá-los a estabelecer prioridades, a traçar objetivos e metas, a elaborar um plano de ações e a organizar seu tempo, tudo isso poderia ser evitado. 

Esse profissional é o coach, cuja missão é desenvolver a alta performance dos seus clientes, ajudando-os na elaboração de um planejamento estratégico para que realizem suas metas e alcancem seus objetivos.

O coaching pode ser aplicado a qualquer âmbito da vida humana. Ele utiliza ferramentas poderosas de programação Neuro Linguística (PNL), Neurociências e planejamento estratégico, como o Canvas, para que as pessoas consigam um maior desempenho em qualquer setor, seja na vida pessoal, educacional ou profissional. 

Foi por isso que Ivane Duvoisin se qualificou para atuar no coaching educacional acadêmico.

Com o intuito de apoiá-lo e orientá-lo, criou o SOS ACADÊMICOS: um programa de coaching e mentoria com atendimento personalizado aos pós-graduandos ou profissionais acadêmicos em início de carreira. 

Esse programa engloba atendimentos individuais ou em grupos, com cursos e materiais para atender às necessidades dos pós-graduandos e dos profissionais acadêmicos.

Acompanhe nossas postagens, comente, diga-nos quais são suas maiores dificuldades, participe de nossas discussões, solicite uma sessão de coaching gratuita. Teremos o maior prazer em atender você.