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Equilíbrio emocional na pós-graduação

Muitas vezes é bem difícil ingressar na tão sonhada pós-graduação, não é mesmo?

Por isso, quando finalmente conquistamos uma vaga no curso almejado, a primeira sensação que vem é aquela alegria por ter superado a concorrência.

Começam as aulas, os contatos com os novos colegas e o entusiasmo por continuar estudando e se qualificando. Tudo é maravilhoso!

Vêm as primeiras disciplinas, uma quantidade enorme de bibliografia para ler e fazer sínteses, a produção de artigos para publicar em revistas especializadas, os congressos para enviar trabalhos e participar.

O semestre passa voando e nem percebemos. O projeto que nos garantiu a entrada no curso fica lá, engavetado; foram tantas as demandas que até esquecemos dele.

O tempo segue passando. Mais um semestre finaliza. Chegamos ao final do ano; e a pesquisa? Depois de tantas leituras e aprofundamento teórico, alguns nem sabem mais se é aquele o projeto que desejam levar avante!

Se você for estudante de mestrado e estiver nessa situação, pode se deparar com sérios problemas, pois só tem mais um ano para realizar a pesquisa e escrever a dissertação. Não há tempo para grandes mudanças, não é mesmo?

Mesmo se for estudante de doutorado, há que se considerar se vale mais a pena começar algo novo, ou seguir com a pesquisa original.

Por que da dúvida? Seria ela proveniente da falta de clareza sobre o que queremos? Muitas vezes entramos na pós-graduação sem saber o que queremos investigar e acabamos escrevendo um projeto de pesquisa que nos dê mais chances de conquistar a vaga. Pensamos que depois será tranquilo mudar o projeto, mas não é tão simples assim.

A falta de clareza sobre os objetivos no início do processo e o tempo perdido no começo do curso vão desencadear grande pressão e estresse no final.

Alerto para a importância dos objetivos com relação à pós-graduação; é importante que você alinhe seu projeto de curso a seus objetivos maiores de vida. Saber o que se quer é o primeiro passo para fazer uma pós-graduação com prazer e tranquilidade.

Essa falta de clareza, somada aos percalços ao longo do curso, faz com que muitos estudantes se desestruturem emocionalmente e, por não saberem como lidar com a ansiedade, acabem entrando em depressão profunda e tendo que procurar ajuda médica.

Os índices de pessoas com ansiedade e depressão têm aumentado ao longo dos últimos quinze anos. Embora estatísticas específicas que revelem esses índices ainda sejam incipientes, há evidências do aumento de estudantes de pós-graduação que estão adoecendo e, até mesmo, tirando suas vidas.

ALERTA PARA OS SINAIS DA ANSIEDADE E DA DEPRESSÃO

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015 o Brasil ocupava a primeira posição no quesito ansiedade e a quinta no que diz respeito à depressão, só perdendo para a Ucrânia, para a Austrália, Estônia e Estados Unidos.

Além da ansiedade e depressão, há também crescimento dos índices de pessoas com síndrome do pânico, bipolaridade e esquizofrenia, sendo que a maioria desses transtornos mentais se manifesta durante a adolescência, os anos finais de faculdade e a pós-graduação.

O aumento dos casos de suicídio nas universidades também preocupa especialistas. Entre 2012 e 2017, cinco estudantes da Unifesp e da Universidade Federal do ABC (UFABC) cometeram suicídio e outros 22, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), tentaram tirar a própria vida.

No ano passado, um estudante da Universidade de São Paulo (USP) se suicidou. O mesmo ocorreu com um aluno do último ano do curso Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Neste ano, uma estudante de pós-graduação da Universidade de Brasília cortou os pulsos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os estados brasileiros onde houve maior incidência de suicídios, no período de 2011 a 2016, foram: São Paulo com 11519; Minas Gerais com 6864, Rio Grande do Sul com 5721 e Paraná com 3345, havendo outros casos em todos os estados brasileiros, o de menor índice é do estado de Roraima.

Os dados revelam a alta taxa de suicídios, no Brasil, por faixa etária:

Fonte: 1º boletim epidemiológico de tentativas de óbitos por suicídio no Brasil – MS

Especialistas alertam os pais, os professores e os colegas para que fiquem atentos aos sinais que revelam ansiedade e depressão.

Uma pesquisa realizada em 2013, na universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificou sete sinais:


 Falta de ânimo para participar de atividades sociais, levando ao isolamento;

 Aumento da irritabilidade

 Mudança no apetite

 Diminuição da motivação

 Dificuldade de concentração

 Inabilidade com a pesquisa

 Insônia ou sono não reparador

Precisamos de um esforço conjunto para ajudar esses estudantes que estão adoecendo por falta de apoio. Existem vários especialistas que podem ajudá-los, entre eles, o coach. Você sabia que o coach lança mão de várias estratégias para que nos blindemos da ansiedade e do estresse?

O coach utiliza várias técnicas para ajudar você a controlar a ansiedade e se proteger dessas enfermidades: meditação, técnicas respiratórias, exercícios físicos, Emotional Freedom Techniques (EFT) e estabelecimento de âncoras da Programação Neuro Linguística (PNL) .

A meditação e as técnicas respiratórias são muito utilizadas na medicina Chinesa e têm origem nas diversas religiões asiáticas. Já existem comprovações científicas de que essas técnicas acalmam o espírito e baixam a ansiedade.

Os exercícios físicos reduzem os índices de noradrenalina e aumentam a dopamina no nosso sangue. Isso traz sensação de prazer e bem-estar, além de ajudar na concentração.

EFT é uma técnica de acupuntura com as mãos, baseada nos meridianos da acupuntura chinesa, que serve para criar janelas lights em torno dos núcleos traumáticos.

As âncoras da PNL são estímulos internos ou externos que servem para disparar estados emocionais e lhe proporcionar recursos internos imediatos.

Todas essas técnicas controlam a ansiedade e ajudam a manter o equilíbrio emocional. Por isso é importante que os estudantes se apropriem delas para prevenir os transtornos mentais e fazer uma pós-graduação com tranquilidade.

Quer saber mais sobre essas técnicas? Continue nos acompanhando e seguindo as publicações em nosso blog: http://meorientacademy.com.br/site/blog.html .

Em breve vamos postar mais artigos sobre esses assuntos.

Criamos o programa SOS Pós-Graduandos. Faça parte da nossa comunidade,solicitando ingresso em nosso grupo no Facebook: https://www.facebook.com/groups/266879577362097/ .

No âmbito do programa SOS Pós-Graduandos, também lançamos o curso e coaching em grupo Equilíbrio Emocional e Planejamento Estratégico.

Para obter mais informações sobre o curso e realizar sua inscrição, acesse:

Para obter mais informações sobre o curso e realizar sua inscrição, acesse: http://conteudos.meorientacademy.com.br/cursosos-pos-graduandos?fbclid=IwAR2N47l1tLdeA4swG2W70Y0mMTW2vMs_C_w8atgdQYwHQTwndaQQLcZGz0I .